quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Miguel, São Rafael e São Gabriel


São Miguel, São Rafael e São Gabriel defendei-nos... de suporte aos anjos da glória, para que sempre seja exaltada a Glória de Deus.. Amem
São Miguel Arcanjo nos defenda no combate...
São Miguel, São Rafael e São Gabriel 29 do setembro


São Miguel Arcanjo

A festa à qual nos referimos hoje, celebrou-se com grande solenidade no final de setembro, desde sexto século pelo menos. O Martirologio Romano afirma que a festividade se celebra a dedicação de uma Basílica em honra de São Miguel, a 10 quilômetros ao norte de Roma. No oriente, onde antigamente se tinha o arcanjo como protetor dos doentes (atualmente é considerado como Capitão das legiões celestiais e Padroeiro dos soldados), a veneração a São Miguel é ainda mas antiga.
Embora somente  São Miguel seja mencionado como titular da festividade, nas orações que pronuncia os fiéis na missa também estão compreendidos todos os anjos e bons e o glorioso anjo tutelar da Igreja.. Nessas orações se pede que demos graças a Deus pela glória de que gozam os anjos e que nos alegremos de felicidade, assim como também, nos convida a honrar aos anjos e a implorar sua intercessão e ajuda.




São Gabriel Arcanjo

Por decreto da Sagrada Congregação de Ritos, ordenou-se que a festa de São Gabriel Arcanjo fora considerada no futuro como dobro de primeira classe, a partir de 24 de março, para toda a Igreja ocidental. Segundo o profeta Daniel (IX, 21) foi Gabriel  que anunciou o tempo da vinda do Messias; que foi ele, de novo, quem apareceu a Zacarias "estando de pé à direita do altar do incenso" (Lucas 1, 10-19), para lhe dar a conhecer o futuro nascimento do Precursor e finalmente, que o arcanjo como embaixador de Deus, foi enviado a Maria, em Nazaré para proclamar o mistério da Encarnação.

É portanto apropriado que Gabriel seja honrado neste dia que precede à festa da Anunciação da Santíssima Virgem. Por outro lado, existe evidência arqueológica que o culto de São Gabriel não é em nenhum sentido uma inovação; há muitas representações do anjo na arte primitiva cristã, tanto do oriente como do ocidente. Este mensageiro do céu é também o santo padroeiro dos que trabalham nos serviços postais, de telégrafos e telefones.




São Rafael Arcanjo

A Bíblia só menciona por seu nome a três dos sete Arcanjos que, segundo a tradição judaico cristã, estão mais perto do trono de Deus: Miguel, Gabriel e Rafael.

No Livro de Tobias conta que Deus enviou São Rafael a ajudar ao ancião Tobías, quem estava cego e se achava em uma grande aflição, e a Sara, a filha de Raquel, cujos sete maridos tinham morrido na noite das bodas.
São Rafael tomou a forma humana e se fez chamar Azarías. Este, acompanhou a Tobías em sua viagem, ajudou-o em suas dificuldades e lhe explicou como podia casar-se com o Sara sem perigo algum. No livro de Tobías o próprio Arcanjo se descreve como "um dos sete que estão na presença do Senhor".




Fonte: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=95